sábado, 18 de outubro de 2008

HALLOWEEN - ( Continuação )



Desde o tempo dos meus avós que me lembro de festejar o Samhain. Cortavam-se e recortavam-se as Abóboras, desenhando caras feias que, durante a noite serviriam de candeeiro para as velas que alumiariam “as Almas”.

Com a polpa, faria no dia seguinte, umas deliciosas Papas de Abóbora que seriam prato principal ao almoço. Os meus avós partiram, a minha mãe continuou a tradição das Papas, tendo passado para nós a parte da “brincadeira”.

Na noite de 31 de Outubro, lá iamos nós colocar as Abóboras iluminadas pela rua fora. O nosso sitio preferido era o canto de um muro baixo que havia em frente da nossa casa. E lá ficava a primeira, iluminando orgulhosa a Escuridão.

Num certo ano, roubaram-nos a Abóbora deixando no seu lugar uma pequena moeda e um papel com um recado engraçado a dizer que não reclamasse-mos pois que tinham pago por ela. Dai por diante, durante mais 2 anos a brincadeira repetiu-se! No ano seguinte resolvemos “dar troco” e cobrimos a Abóbora com cola de ratos. Na manhã seguinte, demos boas gargalhadas ao verificar que a Abóbora continuava no sítio.


Levámo-la para casa e esquecemo-nos dela no pátio.
Enquanto comiamos as Papas na cozinha, começámos a ouvir grande algazarra de Gato a miar e a bufar. Corremos ao pátio onde o caos se instalara e horrorizadas ,vimos que um dos nossos gatos estava literalmente colado na Abóbora!

Bem, resta dizer que tivemos de cortar o pêlo ao bicho com uma tesoura para o libertar, tendo este ficado com um aspecto ridículo! Enquanto o pêlo não cresceu, sempre que olhavamos para o bicho, rompiam as gargalhadas... Quem não deve ter achado muita graça foi o pobre do gato que acabou sem querer por ser alvo das nossas brincadeiras de Halloween!!

RECEITA HALLOWEEN - Papas de Abóbora de Halloween


Esta receita não tem quantidades predefinidas uma vez que era feita para consumir a polpa resultante das Abóboras utilizadas para enfeitar as portas.
Abóbora qb
Açúcar a gosto
Manteiga a gosto
Sal qb
Canela em pó a gosto
Nozes moídas a gosto
Farinha de milho qb
1 a 2 colheres de sopa de aguardente

Lave e coza a polpa da Abóbora com o sal. Quando bem cozida, junte os restantes ingredientes e a farinha a pouco e pouco para que não ganhe grumos nem fiquem demasiado grossas. Deixe ferver até cozer a farinha, rectifique os temperos a seu gosto e sirva bem quentes em pratos fundos.


Eu sou Morgana, Filha da Terra e da Lua Cheia!

Sem comentários: